GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Denúncia - 1 de fevereiro de 2016

Nota de Repúdio à Violência contra os Povos Indígenas

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ compartilha e apoia a nota emitida pela ABRAPSO em repúdio à violência contra os povos indígenas e em favor da valorização da questão indígena nas agendas de pesquisa em Psicologia Social.

“24 de janeiro de 2016

Nota de Repúdio à violência contra os povos indígenas no Brasil e de apoio a uma maior inclusão das questões indígenas na atuação e formação em Psicologia Social

A Associação Brasileira de Psicologia Social vem a publico externar o repúdio ao assassinato da criança indígena Victor Pinto, da etnia Kainkang, ocorrido em 30 de dezembro de 2015. A criança foi morta, de modo cruel, com um corte no pescoço, enquanto era alimentada pela mãe que estava sentada na frente de uma rodoviária para comercialização dos produtos artesanais confeccionados pela etnia.

A ABRAPSO manifesta pesar e solidariedade aos pais de Victor e a toda a Aldeia  Condá, localizada em Santa Catarina. Faz observar que a violência contra os povos indígenas, infelizmente, trata-se de uma constante nas diversas regiões do país, sendo visíveis os efeitos perversos que se expressam na forma de etnocídio, genocídio e nas discriminações cotidianas.

A ABRAPSO entende que a questão indígena deve ser tratada como um dos temas prioritários na agenda de pesquisas e práticas psicossociais, de maneira que a aproximação de psicólogos e psicólogas sociais com os povos originários seja intensificada não apenas no momento da dor e da indignação diante de um ato de violência, mas, também, no cotidiano da atuação e formação, sendo integrada, de modo interseccional, às pautas que, historicamente, vem constituindo a Psicologia Social.

Diretoria Nacional da ABRAPSO.

Gestão 2016-2017.”

Fonte: http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=589

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM