GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Acervo GNTM/RJ - 22 de abril de 2021

Nota de pesar pelo falecimento de Alípio Freire

WhatsApp Image 2021-04-22 at 2.25.37 PM

O GTNM/RJ lamenta profundamente o falecimento do companheiro Alípio Freire. Jornalista, escritor e artista plástico, foi militante da Ala Vermelha, grupo dissidente do PC do B, que combateu a ditadura militar por meio da luta armada. Foi preso aos 23 anos pela Operação Bandeirantes (Oban). Depois de três meses de torturas e interrogatórios, foi transferido para o Presídio Tiradentes, onde ficou preso entre 1969 e 1974.

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Anistiado pelo Ministério da Justiça desde 2005, escreveu vários livros, entre eles “Estação Paraíso” e “Estação Liberdade”. Em 2013, lançou seu primeiro documentário, chamado 1964 – Um golpe contra o Brasil.

Ele intercedeu junto à editora que publicou o seu livro “Tiradentes, um presídio da ditadura: memórias de presos políticos”, para doar ao GTNM/RJ vários exemplares.

Alípio faleceu hoje, dia 22/04, de manhã, em São Paulo, vítima da COVID-19.  O país perdeu um grande lutador das causas sindicais e dos direitos humanos. Nossa solidariedade à família e aos amigos e companheiros.

ALÍPIO FREIRE PRESENTE HOJE E SEMPRE!!

PELA VIDA PELA PAZ

TORTURA NUNCA MAIS

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM