GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Denúncia - 7 de abril de 2016

Continuam Matando nossas Crianças Pobres e Negras

Nos últimos dias perdemos ao menos três crianças: Ana Beatriz Duarte e Sá, Ryan Gabriel e Matheus Santos Moraes. A chacina de nossa juventude negra e pobre segue em curso, sem despertar o menor sinal de incômodo em meio à opinião pública em geral.

Ana Beatriz Duarte e Sá, de 5 anos, foi baleada na cabeça, no dia 05 de março, no bairro Santa Catarina, município de São Gonçalo. Ana Beatriz estava em uma festa de sua família e brincava com amigos quando foi atingida na cabeça. Após o socorro, Ana foi internada no Hospital Estadual Alberto Torres, vindo a falecer no dia 10 de março.

Ana Beatriz Duarte e Sá, de 5 anos.

Ana Beatriz Duarte e Sá, de 5 anos. (arquivo pessoal)

Ryan Gabriel, de 4 anos, foi baleado enquanto brincava na porta da casa de seus avós, em Madureira, no dia 27 de março, domingo de Páscoa.

Ryan Gabriel. (arquivo pessoal)

Ryan Gabriel. (arquivo pessoal)

Matheus Santos Moraes, de 5 anos, brincava na rua quando foi baleado e morto durante operação da Polícia Militar, no último dia 2, na comunidade da Lagoa, município de Magé.

Matheus

Matheus Santos Moraes, de 5 anos. (arquivo pessoal)

Compartilhamos abaixo parte do texto de Alceu Luís Castilho, publicado originalmente em seu blog, que complementa as análises sobre os recorrentes assassinatos e chacinas de crianças e adolescentes pobres e negros.

“DO DESCANSO AO DESESPERO

Desesperar, jamais? O que aprendemos nestas décadas de democracia para poucos, da chacina da Candelária ao genocídio nos becos?

“Como eu sou de família pobre e humilde, vai ficar por isso mesmo e meu filho não vai voltar”, disse a mãe de Matheus, Patrícia. Empregada doméstica.

A Anistia Internacional lançou em agosto um relatório com o seguinte título: “Você matou meu filho“. Sobre homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio, em 2014 e 2015. Principalmente na favela de Acari – palco, no sábado, de mais uma chacina, com cinco mortos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também lançou uma campanha no ano passado, no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), sobre execução de adolescentes. Negros. A imprensa não repercutiu.”

Fonte: http://outraspalavras.net/alceucastilho/2016/04/04/matheus-5-anos-ana-beatriz-5-anos-ryan-4-anos-descansaremos-em-paz/

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM