GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Acervo GNTM/RJ - 10 de dezembro de 2013

Comemorando os defensores dos direitos humanas 2013 – Testemunhos, campanhas, vídeo

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Em 10 de dezembro, há 65 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Hoje, nós celebramos a coragem e as realizações dos milhares de indivíduos, grupos e organizações dedicadas à defesa dos nossos direitos a qualquer risco, e para marcar a ocasião Front Line Defenders está lançando o “2013 Defenders Front Line Livro de Testemunhos”.

Cada um dos 67 testemunhos conta a história de um defensor dos direitos humanos que,  apesar das ameaças, intimidação e ataque direto tem se recusado a desistir da luta pelos direitos humanos. Todos os colaboradores foram participantes da recente Defenders Front Line Dublin Platform, que teve lugar no Castelo de Dublin, em outubro de 2013, e todos foram directamente visados por causa de seu trabalho pacífico de defender os direitos dos outros.

Você pode encontrar o texto integral do Livro de 2013 Testemunhos em: You can find the full text of the 2013 Book of Testimonies here.

Além disso, estamos lançando o segundo episódio da nossa nova revista mensal dedicada a vídeos sobre defensores dos direitos humanos, com exposição múltipla. O episódio de dezembro é dedicado a um defensor permanente dos direitos humanos, Liu Xiaobo, e sua esposa Liu Xia, bem como ao trabalho das mulheres corajosos defensoras dos direitos humanos no Afeganistão.

Liu Xiaboo já foi preso por nove anos e meio por seu trabalho na defesa dos direitos humanos na China. Ele não é devido a ser lançado a partir de sua sentença atual até 2020. Sua esposa, Liu Xia, está sob prisão domiciliar desde que Xiaobo foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz em 2010.

No nosso terceiro vídeo, mulheres defensoras dos direitos humanos no Afeganistão oferecem uma visão sobre os progressos realizados em matéria de direitos das mulheres no país ao longo dos últimos anos e refletem sobre os novos desafios que enfrentam agora.

Obrigado por seu apoio e Feliz Dia dos Direitos Humanos!
Defenders Front Line

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM