GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Comunicação - 30 de dezembro de 2015

César Augisto Teles, Presente!

O GTNM/RJ comunica com grande pesar o falecimento do companheiro, César Augusto Teles, ocorrido em 28/12/2015, em São Paulo.

César Augusto Teles

César foi militante do PC do B, onde ingressou no movimento de estudantes secundaristas de Belo Horizonte, nos idos de 1963.
Foi preso à época da Guerrilha do Araguaia, junto com sua companheira Maria Amélia; com os filhos Janaína com cinco anos e Edson com quatro; a cunhada Criméia grávida de oito meses e com Carlos Nicolau Danieli membro do Comitê Central do PC do B e assassinado logo após a prisão. Os filhos presenciaram os pais sendo torturados pelos agentes da repressão. Era responsável pela imprensa clandestina do PC do B, que funcionava em sua casa, no período ditatorial.

Após a Anistia por não concordar com as posições políticas adotadas pelo Partido, assim como a expulsão de sua companheira, deixou a militância partidária.
Ingressou juntamente com toda a família com ação declaratória contra Carlos Alberto Brilhante Ustra, com a finalidade de que a justiça declarasse o coronel como torturador, o que ocorreu em 2008, quando a ação foi julgada. Foi uma decisão inédita do Tribunal de Justiça de São Paulo, que responsabilizou Ustra por suas ações durante a ditadura civil-militar.

Em entrevistado pelo jornal Valor Econômico, César declarou:
“Ninguém propôs a lei da anistia para anistiar os torturadores, só o Supremo Tribunal Federal resolveu achar isso. A lei tem que ser interpretada corretamente”.
César morreu vítima de seqüelas deixadas pela tortura: era diabético, hipertenso e com graves problemas pulmonares.

O enterro foi no dia 29/12, no cemitério de Vila Formosa/SP.

Pela Vida, Pela Paz

Tortura Nunca Mais!

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM