CARTAS

 

Cecília Coimbra

Uma senhora mulher! Nossa querida companheira de lutas e alegrias!

Se completar 70tinha é poder chegar com garra e alegria inusitadas, comemorar com saúde e muitos amigos a data, isso é para poucas! Cecília chegou lá, ou melhor, no aqui e agora! O melhor lugar do mundo.

Entre as inúmeras conquistas que, nós mulheres alcançamos, uma delas tem sido ultrapassar ditames do mundo capitalista e, ainda, machista sobre o que é ser mulher! Nossa geração, a do final dos anos sessenta, conquistou vários direitos virando pelo avesso conceitos e preconceitos. Aprendemos cedo que não se nasce mulher...

Ser saudável e saborear momentos felizes na maturidade são conquistas. Continuar a influir participando, crítica e de forma coerente, nos processos políticos e sociais, também. Tivemos nossa juventude, que foi posta à prova nos quesitos coragem, amor, persistência, ideologia. Tivemos a impressão que em determinado instante mudaríamos o mundo – para melhor. Priorizando a justiça social, a liberdade democrática, a união entre os povos, as novas expressões do amor, de preferência livre!

Hoje temos nossas histórias de vida – que nem sempre são conhecidas pelos que estão próximos de nós – para lembrar, contar, encontrar. A produção do esquecimento, feita pelo processo de anistia possível e incompleto, deixou de fora muita história de jovens brasileiros que doaram a vida pelo ideal.

Cecília comemora aniversário, e nós, seus amigos, recebemos o presente! Quarta-feira, dia 16, num restaurante no bairro da Lapa... Das 18hs até a meia-noite, para não se correr o risco da carruagem virar abóbora. Reencontros, lembranças quase soterradas floresciam entre uma taça de vinho ou um copo de cerveja gelada! Amigos que não se viam por dezenas de anos... Entregues aos abraços e beijos amorosos! Muita música para ilustrar a efervescente companhia. A melhor trilha sonora de nossas alegrias, tristezas e perdas. Depusemos evocações e lembranças nos lugares... De honra. As redescobertas intactas nos preciosos instantes... De celebração.

Cecília aniversaria. Em sua festa as imagens de jovens substituídas pela presença de companheiras(os) amadurecidas(os) pelas perdas, e temperadas(os) com a sempre renovada esperança. Um brinde à Vida! Não mais sofremos com as mudanças de projetos, mas, sobretudo, celebramos a insistente teimosia de ver um mundo melhor! Há que compartilhá-lo, também, com filhos e netos! Um mundo melhor conseguimos construir juntos: O da solidariedade, o da luta organizada em prol de um ideal, o do companheirismo que se quer alegre!

FELIZ ANIVERSÁRIO CECÍLIA: VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ/ CANTAR E CANTAR E CANTAR/ A ALEGRIA DE SER UM ETERNO APRENDIZ! ... Dos versos de Gonzaguinha.

N. A. Cecília Coimbra: Psicóloga, Professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), Presidente e Fundadora do GTNM/RJ, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia – 05 (CRP/RJ).

Maysa Machado
(via e-mail)

 

 

Política de segurança na Ilha de Paquetá

Somos moradores de um bairro do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá, e por estarmos ao fundo de uma baía, fomos esquecidos e abandonados. Temos enormes problemas como: falta de água; falta de luz (cabos recauchutados utilizados pela Light); buracos enormes que levam pessoas a sérias quedas; ruas com mistura de cimento, saibro e pedra que, após um dia de chuva torrencial, se transforma numa lama e, logo depois, quando seca, respiramos a poeira desta mistura, acarretando problemas respiratórios na população; redução no quadro de garis da Comlurb, causando queda na qualidade do serviço que outrora era invejável!

A prioridade deveriam ser as escolas públicas de Paquetá, que funcionam no mesmo local e que estão em obra desde 2001 que até hoje não foram finalizadas, prejudicando seriamente crianças, jovens e adultos, interferindo diretamente na qualidade do ensino. Será que temos que brigar para  ter uma instalação decente para a comunidade estudar?

O Hospital está carente de recursos humanos e materiais, foi reduzido o quadro de médicos e no primeiro dia de governo do Prefeito Eduardo Paes foi prometido o Programa de Saúde da Família que hoje funciona precariamente, não tendo equipamentos e espaço adequado para execução do projeto. Estou temporariamente fora da de Paquetá, devido a ocorrência de uma epidemia de dengue, pois onze casos já foram confirmados. 
Na Biblioteca, que foi interditada para obras em 2009 e foi prometido, na época, que ela seria restaurada com financiamento aprovado pelo BNDES, com repasse de verbas através da Secretaria Municipal de Cultura, o quadro que vemos hoje é de total abandono, sem nenhum esclarecimento à comunidade.

Paquetá  tem índice muito baixo de violência, não é sabido de alguma intervenção hospitalar por uso abusivo de substâncias químicas (drogas) no hospital local.  O índice anual de roubos e furtos é quase zero, mas, apesar de tudo isso, foi convocada uma reunião no Paquetá Iate Clube, a pedido do Capitão Ludwig, para tratar sobre a segurança da Ilha, pois, segundo ele, estavam ocorrendo roubos e tráfico de entorpecentes.
Atualmente contamos com a internet para nos atualizar. E foi através de rede social que fui informado sobre tudo o que estava acontecendo. Prontamente, como nativo consciente, e que repudia qualquer atitude de violência e resquícios de ditadura, não entendo a postura da PMERJ, e estranho o não comparecimento das autoridades de primeiro Escalão. Em 2010,  durante o Seminário do Polo Turístico do Rio, tivemos a presença de  várias secretarias, bem como de toda a cúpula da PMERJ,  inclusive do Secretário de Segurança Pública Sr. Mariano Beltrame, quando foram expostos e discutidos todo os problemas da Ilha e apresentadas várias propostas que até hoje não vimos acontecer.

Vale lembrar, que O TOQUE DE RECOLHER é insustentável e completamente desnecessário,  já que não existem índices de  violência que justifique tal medida e fomos acostumados, como ilhéus, desde crianças, a brincar no quintal de nossa casa até a hora que nossos pais permitiam e fiscalizavam. O que falta é educação de verdade!
(...)
Podemos citar outras questões, tais como: veículos extremamente pesados circulando nas ruas, maus tratos com animais denunciados ao M.P., veículos particulares, construções irregulares de toda ordem etc. Deveriam ser permitidos somente veículos ecologicamente corretos com a devida fiscalização.
Por isto, peço aos amantes da Ilha  que denunciem qualquer tipo de abuso de autoridade à ALERJ (COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS) e a grupos que lutam pela democracia e respeito humano. Vamos limpar nossa casa primeiro, criar uma infraestrutura real para que, depois, possamos receber turistas. Chega de projetos de fachada!!! Não adianta negar o direito de ir e vir aos jovens, sem apresentar opções de atividades socioculturais que preencham os anseios normais da juventude.
Nossa Ilha, área de proteção do ambiente natural e cultural, precisa de atenção do poder público, Educação, Saúde, Cultura, necessita da implementação de projetos permanentes que realmente alcancem a maioria dos  jovens, adolescentes e idosos.

CHEGA DE DEMAGOGIA. !!
DESABAFO DE UM NATIVO!!

Antonio Carlos Penetra da Cunha
(Via e-mail)

 

Parabéns

Companheiros do Cejil e do GTNM,

Desde toda a equipe da Justiça Global, enviamos nossas felicitações pela importante  vitória no caso da Guerrilha do Araguaia.

Parabéns pelo trabalho. Esta é sem dúvida uma vitória muito relevante para o avanço dos direitos humanos e em especial pelo direito à memória e à verdade dos militantes políticos mortos e desaparecidos por ação do Estado brasileiro, na época da ditadura.
Contem com a gente para a difusão e apoio à implementação da decisão.

Um forte abraço de toda a equipe da Justiça Global

 Andressa Caldas
(via e-mail)


Truculência da PM no Aglomerado da Serra

Solicito, enquanto cidadão belorizontino, às instâncias máximas da Polícia Militar de Minas Gerais, apuração rigorosa e medidas cabíveis no caso dos políciais da ROTAM que mataram dois inocentes no Aglomerado da Serra, apresentando uma versão mentirosa, facilmente desmentida por inúmeras testemunhas, e plantando provas falsas como: armas, munição e roupas do GATE em dois trabalhadores inocentes.

A corporação não pode corroborar esse tipo de mentira para inocentar alguns poucos policiais envolvidos com o tráfico de drogas, extorsão de dinheiro, abuso de autoridade e extermínio. Me questiono se haverá vontade da Polícia Militar mineira para combater esse tipo de corrupção dentro da instituição. Acredito que os trabalhadores honestos de dentro da corporação têm a obrigação de dar essa resposta à população e querer limpar o nome da instituição.

Abraços!


Tomás Amaral da Filmes de Quintal
E-mail que enviei para a PMMG

 

Solicitação de Apoio

Prezados, prezadas

Há algumas semanas atrás, o Rev. Jardson Gregório, que dirige uma Comunidade Eclesial de Base e a Universidade Popular do Nordeste (UNIPOP) na comunidade Bola de Ouro, em Curado III, Jaboatão dos Guararapes, sofreu um atentado e, desde então, vem sendo ameaçado de morte. O fato está sendo apurado, mas as evidências caminham na direção de uma tentativa de destruir o trabalho que o referido pastor realiza na comunidade, que, por sua vez, se põe na contramão de práticas políticas opressoras.

Diante da situação de perigo em que se encontra o Rev. Jardson e na tentativa de apoiá-lo e cobrar do Poder Público ações eficazes para que o atentado e as ameaças não fiquem impunes, o Movimento Popular de Saúde do Estado de Sergipe e a Aliança de Batistas do Brasil, que é um organismo religioso de formação batista e de caráter ecumênico, formularam notas para a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Considerando a relevância do pedido de apoio, retransmitimos o email, solicitando sua adesão e colaboração na divulgação do mesmo.

Roberto Pereira – Psicólogo
Centro de Educação Sexual – CEDUS
cedusrj@yahoo.com.br
(via e-mail)