GTNM

 
 
 

Dossiês

Durante a ditadura civil-militar no Brasil, que perdurou de 1964 a 1985, milhares de pessoas foram atingidas: desde as que foram perseguidas, perderam seus empregos, viveram clandestinamente, refugiaram-se em outros países, até as que foram presas, torturadas, assassinadas ou simplesmente desaparecidas. Milhares de famílias sofreram e sofrem até hoje os efeitos do terrorismo de Estado então implementados. Muitas ainda não puderam enterrar os seus mortos, porque nunca conseguiram localizar os seus corpos.

A nossa luta continua no sentido de exigir a abertura de todos os arquivos das Forças Armadas e dos órgãos de repressão, para que a verdade seja esclarecida e para que esta triste memória faça parte da história do Brasil. Precisamos enterrar todos os nossos mortos e publicizar os nomes dos autores desses terríveis crimes contra a humanidade. São 50 anos de segredos tão bem guardados!

Navegue pelo menu lateral para visualizar as listas, resultado da busca de muitos anos pelo Instituto de Estudo da Violência de Estado – IEV, pela Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos de São Paulo, pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro e pelo Grupo Tortura Nunca Mais de Pernambuco. Todos os documentos que temos, referentes aos atos de terrorismo do Estado durante a ditadura, estão disponibilazados para as Comissões da Verdade, Nacional e Estadual, e para todos os pesquisadores que se dispõem a árdua tarefa de desvendar esses segredos.