GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Eventos - 17 de dezembro de 2014

FOTOGRAFAR A MEMÓRIA – OPERAÇÃO CONDOR: AS DITADURAS LATINO AMERICANAS PELO OLHAR DE JOÃO PINA

Convidamos todos a conhecerem um pouco mais da realidade das ditaduras que se abateram sobre a América do Sul nas décadas de 60, 70 e 80

João Pina mostra em ‘Operação Condor’ fotografias feitas em seis países ao longo de nove anos

 

Campo_Concentração_Paraguai

Vista das antigas celas do campo de concentração de Emboscada, no Paraguai – João Pina

São 113 impressionantes fotos, selecionadas entre as milhares feitas por ele em Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, serão exibidas a partir de hoje, às 19h, no Museu de Arte Moderna.

“A experiência com os presos políticos em Portugal despertou minha curiosidade para outros lugares que viveram situações parecidas” conta Pina, que acabou se embrenhando nos porões das ditaduras sul-americanas, bem mais violentas. “O que me impressionou muito aqui foi a forma como eles aniquilaram a oposição política com uma grande brutalidade e com marcas que são muito vivas até hoje, individualmente e na sociedade”.

O fotógrafo investigou a história de cada ditadura, como os julgamentos na Argentina e a ação de grupos como o brasileiro Tortura Nunca Mais. Entrevistou e fotografou participantes da guerrilha, como Josias “Jonas” Gonçalves, que combateu o Exército brasileiro na Serra das Andorinhas, no Araguaia, no início dos anos 1970. Registrou locais de detenção e tortura, como as celas do campo de concentração Emboscada, no Paraguai, hoje uma prisão de alta segurança.

“É importante traduzir em imagens o que aconteceu nesses países, de forma que as pessoas possam olhar e se relacionar com o que aconteceu. É minha função como fotógrafo documental criar essa relação” diz Pina.

 “Operação Condor” e “ Imagens da escuridão e da resistência”

Museu de Arte Moderna — Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro

Inauguração: 17 de dezembro às 19 horas

A partir desta quarta, às 19h, a 22 de fevereiro; ter. a sex., das 12h às 18h, sab. e dom., das 12h às 19h

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM