GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Acervo GNTM/RJ - 30 de julho de 2014

Documentários e regime militar – levantamento filmográfico

Companheir@s do GTNM,

Primeiramente agradeço e enalteço a posição solidária do Grupo com relação aos ataques que estão sendo desferidos contra os movimentos sociais, que acabou gerando inúmeras prisões e perseguições a vários ativistas da FIP e outros.

Desculpem-me não ter podido mais comparecer às reuniões de vocês, pois o tempo é escasso para podermos cumprir tantas tarefas nestes tempos tão nefastos.

Tentaremos ir à próxima reunião de vocês com alguns companheir@s que gostariam de prestar alguns depoimentos ao Grupo.

Abaixo lhes envio uma mensagem que certamente contribuirá com o acervo de vocês.

Um abraço apertado de solidariedade e carinho,

 Rosa Roldan  (Comitê Chico Mendes)

O grupo de pesquisa CNPq ‘História e Audiovisual’ coloca à disposição para consulta levantamento filmográfico dos documentários que tratam do regime militar brasileiro a partir de diversas perspectivas e com diferentes abordagens. Ele inclui produções realizadas desde 1964 até 2014, tendo como base de pesquisa o catálogo de filmografia da Cinemateca Brasileira, disponível em <http://www.cinemateca.gov.br/bases/FILMOGRAFIA/>, de onde retiramos as datas de referência (ano de produção/lançamento), o nome original do filme e o(s) nome(s) do(s) diretor(es). A tabela também inclui a indicação de metragem de cada documentário ao lado do seu nome original, sendo [C] para curtas, [M] para médias e [L] para longas-metragens e o link para a entrada do filme no banco de dados da Cinemateca Brasileira (para acessar, basta clicar sobre o nome do documentário). Este levantamento atualizado que se apresenta teve como ponto de partida outros levantamentos de documentários anteriormente realizados, entre eles um que incluía também filmes de ficção, feito por Mônica Kornis, a quem agradecemos.

 Para acessar a pesquisa basta clicar no link http://historiaeaudiovisual.weebly.com/documentaacuterios-sobre-o-regime-militar-brasileiro.html

 Atenciosamente,

 Eduardo Morettin e Marcos Napolitano

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM