GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Eventos - 5 de junho de 2015

Caravana 43 Sudamérica

43_México

Nós, da Rede de Coletivos por Ayotzinapa/RJ, convidamos vocês a fazerem parte da Caravana 43 Sudamérica, que estará no Rio de Janeiro dos dias 9 a 12 de junho. Temos sido procurados por muitas e muitos de vocês, que têm prestado apoio e solidariedade de distintas formas e entendemos que podemos realizar uma linda jornada com a ajuda e a participação de todos e todas.  Realizaremos no dia 03/06, quarta-feira, às 18h uma reunião ampliada, no Sindicato de Jornalistas, e convidamos vocês a se integrarem à Caravana.

A Caravana 43 Sudamérica é uma ação em solidariedade aos 43 estudantes da Escola Normal Rural de Ayotzinapa, que desapareceram de forma forçada no dia 26 de setembro de 2014, em Iguala, Guerrero, México. A Caravana tem como objetivos reivindicar que os estudantes sejam entregues com vida, que seja feita uma investigação independente sobre o caso e pressionar o Estado mexicano a dar respostas consistentes. O Estado mexicano encerrou as investigações, dando como mortos os estudantes. Porém, vários grupos de direitos humanos e pesquisas jornalísticas têm apontado falhas na investigação, bem como apresentado provas de que agentes policiais participaram do ataque (saiba mais sobre o que aconteceu aqui).

Da indignação com essa situação e da necessidade de fortalecer as lutas das vítimas de violência de Estado em toda a América Latina, surge a Caravana 43. A iniciativa está sendo construída por grupos autônomos e apartidários pertencentes a três países (Argentina, Uruguai e Brasil) e sete cidades (Córdoba, Rosário, Buenos Aires, Montevideo, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro). No Rio de Janeiro, nós da Rede de Coletivos por Ayotzinapa/RJ estamos organizando a ação há alguns meses e gostaríamos de convidá-los a se solidarizar e compartilhar suas lutas e experiências junto aos parentes dos estudantes desaparecidos.

Nos quatro dias em que a Caravana estará conosco teremos muitas atividades. No dia 9 haverá uma primeira coletiva de imprensa. No dia 10 acontecerá uma atividade fechada junto a vítimas de violência de Estado, que assim como os normalistas mexicanos têm sofrido ataques, criminalização e represálias pelo aparelho estatal. Haverá também nesse dia uma segunda coletiva de imprensa. O dia 11 será um dia de luta indígena. Os estudantes desaparecidos, camponeses e indígenas, assim como nossos povos indígenas, enfrentam repressões as suas lutas por uma outra sociedade. De manhã terá uma atividade fechada, à tarde um ato público na Aldeia Maracanã e à noite um ato político/cultural na Aldeia Maracanã. E o dia 12, último dia da Caravana 43 na América do Sul, será o momento de discutirmos a educação e realizarmos um ato público e cultural. Convidamos a todas e todos vocês, especialmente, para se juntarem e construírem este último dia da Caravana. Vários coletivos culturais e grupos ligados às universidades, escolas e educação popular têm manifestado sua vontade de solidarizar com a Caravana. Convidamos a todos e todas para fazermos um lindo dia de despedida da Caravana 43 Sudamérica.

43_México_2

 

Agenda da Caravana 43 Sudamérica no Rio de Janeiro

 

Dia

Atividade

Hora e Local

Grupos convidados a participarem

9/06 terça-feira Recepção da Caravana 8h/Aeroporto Santos Dumont Imprensa
Coletiva de Imprensa 17h/Sindicato dos Jornalistas Imprensa
10/06 quarta-feira Encontro com vítimas de violência de Estado

Maré

Fechado.

Vítimas de violência de Estado com contato prévio.

Coletiva de Imprensa

 

17h/Museu de Manguinhos, Maré Imprensa
11/06 quinta-feira Encontro indígena

CESAC

Fechado.

Indígenas e vítimas de violência

Ato público 15h/ Aldeia Maracanã Todas e todos
Ato político-cultural 19h/ Aldeia Maracanã Todas e todos

Imprensa.

12/06 sexta-feira Educação Popular 13-17h/UERJ Todas e todos
Ato público e Cultural: despedida da Caravana. 18h/ Cinelândia Todas e todos

Imprensa.

Para mais informações visite o nosso site: http://caravana43sudamerica.org

 

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM