GTNM

 
 
 

Notícias aqui

 
Eventos - 16 de março de 2015

AVANÇO DOS DDHH E CIVIS NO URUGUAI

Convite para palestra

Dia 26 de março de 2015, 15 horas
Auditório Manoel Maurício, Campus da UFRJ
Praia Vermelha, Urca

A história passada e recente mostra que o Uruguai é um caso peculiar no contexto latino-americano e mundial em relação à aprovação de leis avançadas do ponto de vista da garantia dos direitos civis, políticos e sociais e da aplicação de políticas universais de DDHH. Foi assim com a lei do voto feminino e do divórcio na primeira década do século XX, e hoje com a aprovação de leis como, por exemplo, a regulamentação desde a produção, distribuição e consumo da cannabis, a aprovação do casamento gay, a despenalização e regulação do aborto e leis que possibilitam investigações de crimes cometidos no período da ditadura, entre outras.

Essa palestra pretende mostrar como e porque se deram esses avanços e compreender os processos sociais e políticos pelos quais se chega à aprovação destas leis que garantem e reafirmam direitos humanos fundamentais. A intenção é promover o debate que permita trazer à luz processos avanços e retrocessos desses direitos, no Brasil como também no contexto internacional.

A palestrante convidada é a Senadora reeleita, Constanza Moreira, também Doutora em Ciência Política e Professora da Universidade da República Oriental do Uruguai (UDELAR), quem teve participação ativa na elaboração e aprovação dessas leis durante o seu mandato pela Frente Ampla no Uruguai.

 

Acesse também:

Mala Direta
Cadastre-se e receba informação sobre as atividades do GTNM e o movimento de luta pelos direitos humanos.

Redes Sociais
siga o GTNM